O golfista sueco Henrik Stenson, número um europeu e três mundial, venceu este domingo destacado o DP World Tour Championship do Dubai, o que lhe permitiu conquistar um prémio de 985 mil euros.
No torneio de encerramento da temporada do "European Tour", que distribuiu prémios globais de 5,9 milhões de euros, o golfista de Gotemburgo venceu com seis pancadas de vantagem sobre o segundo classificado, o inglês Ian Poulter, concluindo a prova com um agregado de 263 pancadas (68-64-67-64), 25 abaixo do PAR.
Líder desde o segundo dia, o sueco terminou a quarta e última ronda com uma prestação exemplar, fazendo não só a melhor volta do dia (oito abaixo) como também um percurso "limpo", com seis "birdies e um "eagle" (duas pancadas abaixo do PAR do buraco) para fechar o torneio.
Stenson fechou com "chave de ouro" não só a temporada norte-americana, depois de se tornar o primeiro europeu a vencer a FedEx Cup, mas também a época europeia, ao brilhar no Championship do Dubai, o torneio de encerramento do "European Tour" reservado aos 60 melhores golfistas da tabela.
Com 34 anos, o sueco conseguiu em 2013 a melhor época da sua carreira, encaixando prémios monetários de 2,38 milhões de euros no "European Tour" (circuito europeu) e 6,3 milhões no "PGA Tour" (norte-americano).
Profissional desde 1998, Stenson venceu dois torneios da temporada do "PGA Tour" - o Tour Championship by Coca-Cola (1,4 milhões) e o Deutsche Bank Championship (também 1,4 milhões) -, além de dois pódios em "majors", o segundo lugar no British Open e a terceira posição no US PGA Championship.
Alejandro Canizares, que concluiu a primeira ronda na liderança, quedou-se no grupo dos 14.ºs classificados, com um agregado de 278 pancadas nos quatro dias, 10 abaixo do PAR.
Quanto ao francês Victor Dubuisson, número nove do "ranking" europeu e 39 do Mundo, que chegou a ameaçar no sábado a liderança de Stenson, ao protagonizar a melhor volta do terceiro dia - com oito pancadas abaixo, anotando 11 "birdies", um "bogey" e um duplo "bogey" nos 18 buracos do Jumeirah Golf Estates, no Dubai -, caiu para a terceira posição, com um total de 271 pancadas, 17 abaixo do PAR.