O português Ricardo Santos lidera o África Open em golfe, com nove pancadas abaixo do PAR, após a conclusão da primeira ronda, que deixou José Filipe Lima no grupo dos 30.ºs classificados.

Ricardo Santos conseguiu a sua melhor volta da temporada, terminando com um agregado de 62 pancadas, nove abaixo do PAR do percurso do clube de golfe de East London.

O golfista algarvio anotou nove "birdies" (uma pancada abaixo do PAR do buraco) no seu cartão de hoje e segurou o PAR nos restantes nove buracos disputados.

Santos, que na passada temporada terminou cinco torneios do "tour" no "top10” e amealhou prémios de montante superior a meio milhão de euros, ocupa atualmente a 89.ª posição do "ranking" europeu e o 216.º da tabela mundial.

O outro português a disputar este 11.º torneio do calendário do "European Tour", a primeira divisão do golfe europeu, terminou a ronda no grupo dos 29.ºs classificados, com um total de 67 pancadas, quatro abaixo do PAR. Apesar de ter conseguido um "eagle" no buraco três, Filipe Lima fez menos "birdies" (quatro) do que o seu compatriota e anotou também dois "bogeys" (uma pancada acima do PAR do buraco) no cartão.

No final do dia, em declarações à página oficial do "European Tour", Ricardo Santos admitiu ter praticado um "jogo muito sólido", que lhe permitiu "muitas hipóteses de ‘birdie’".

"Bati a bola de forma muito consistente a partir do `tee´ e com os ‘putts’ também saiu tudo bem. Para conseguir nove abaixo tem de se jogar um golfe incrível e, por isso, estou muito satisfeito com o meu jogo", declarou.

O profissional de Vilamoura reconheceu que com o vento forte o percurso de East London "torna-se duro", embora realçando que as hipóteses de fazer um bom resultado são grandes quando, das saídas, se consegue colocar a bola no "fairway".

"Eu fiz nove abaixo quando ganhei o Open da Madeira, embora com um resultado de 63 pancadas, porque o PAR era de 72 (em East Lond é de 71). Hoje foi, definitivamente, uma das minhas melhores voltas de golfe até ao momento", sublinhou.

Ricardo Santos lidera a prova, seguido por um quarteto composto pelo sul-africano Garth Mulroy, pelo galês Rhys Davies, pelo inglês Richard Bland e pelo dinamarquês Lucas Bjerregaard, com um total agregado de 64 pancadas, mais duas pancadas do que o português.