O inglês Daniel Brooks venceu hoje o Open da Madeira em golfe, batendo o escocês Scott Henry no "play-off", numa prova marcada por mau tempo, a morte de um "caddie" e o 10.º lugar de Filipe Lima.
Daniel Brooks e Scott Henry chegaram ambos ao final da segunda ronda com nove pancadas abaixo (135 nas duas voltas), pelo que disputaram um “play-off” no buraco 18. Aí, o inglês fez o par do buraco (quatro pancadas), enquanto Henry fez um “bogey” (uma pancada acima), após falhar um put curto.
Filipe Lima, que no final da manhã, após o final da primeira volta, estava entre os quartos primeiros classificados (tal como o amador João Carlota), acabaria por cair seis posições na parte da tarde, terminando o torneio na 10.ª posição (com quatro pancadas abaixo), tal como o inglês Steven Tiley.
O golfista português fez hoje um “eagle” (duas abaixo do PAR) no buraco 3 e “birdies” no 2, 13, 14 e 18, mas cinco “bogeys” (5, 7, 10, 15 e 17) inviabilizaram uma melhor posição final.
Já o amador João Carlota, caiu para a 63.ª posição, com quatro pancadas acima do PAR. Tiago Cruz ficou em 24.º (uma pancada abaixo do PAR), Hugo Santos na 39.ª posição (PAR) e Ricardo Santos no 52.º posto, com duas pancadas acima.
O segmento decisivo da prova madeirense desenrolou-se ensombrado pela morte, hoje, do caddie Ian McGregor, que acompanhava o escocês Alistair Forsyth. A situação motivou a interrupção da prova durante cerca de três horas.
O "caddie", de 62 anos, de nacionalidade zimbabueana, terá morrido devido a problemas cardíacos, quando regressava de um dos buracos onde Forsyth estivera a jogar.
MacGregor foi assistido no local, numa tentativa de reanimação, e levado para o hospital mais próximo. A prova foi então interrompida e o European Tour de golfe - que tutela a prova - apenas se decidiu pelo recomeço depois de consultar os golfistas e os "caddies".
Ainda antes de a prova ser retomada, os participantes fizeram um minuto de silêncio em memória de MacGregor.
A 22.ª edição do torneio madeirense ficou marcada por problemas meteorológicos, que começaram logo na quinta-feira, com o nevoeiro a impedir que se jogasse nesse dia. Na sexta-feira, alguns jogadores concluíram 18 buracos, mas o torneio foi reduzido para três voltas ao Campo de Golfe do Santo da Serra.
No sábado, tomou-se a decisão inédita, nos 22 anos da prova, de retirar mais uma volta ao Open, que acabou por ser disputado em apenas 36 buracos. Também no sábado, o nevoeiro obrigou à suspensão da prova até hoje, quando se completou a primeira volta, fez-se o cut e a ronda final.