O alemão Martin Kaymer alargou na sexta-feira a liderança do US Open em golfe, segunda prova do Grand Slam do ano, depois de ter completado a segunda volta ao percurso de Pinehurst em 65 pancadas.

Este antigo número um mundial, que tem um "major" (PGA Championship em 2011) na sua carreira, estabeleceu um novo recorde no US Open, ao concluir a metade da prova com 130 pancadas, batendo por uma pancada o anterior recorde (131), que estava na pertença do norte-irlandês Rory McIlroy desde 2011.

Kaymer, que no final da primeira volta detinha três pancadas de avanço para os seus perseguidores, conta agora seis sobre o norte-americano Brendon Todd, o que lhe permite igualar o recorde de vantagem a meio do percurso da prova, juntando-se a Tiger Woods (2000) e McIlroy (2011).

Os norte-americanos Kevin Na e Brandt Snedeker repartem o terceiro lugar com 137 pancadas, enquanto algumas das grandes figuras da prova estão longe da liderança, casos do australiano Adam Scott, número um mundial, que é 14.º (140 pancadas), do inglês Justin Rose, detentor do título, 20.º (141), e do norte-americano Phil Mickelson, segundo classificado do US Open em seis ocasiões, que ocupa apenas a 33.ª posição (143).