O alemão Martin Kaymer venceu o US Open de golfe no domingo, conquistando um título do Grand Slam pela segunda vez, depois de ter dominado o torneio do primeiro ao último dia.

No percurso de Pinehurst, na Carolina do Norte, Kaymer, de 29 anos, terminou as quatro voltas com um agregado de 271 pancadas, menos oito do que os seus mais diretos perseguidores, os norte-americanos Rickie Fowler e Erik Compton.

Com um último cartão de 69 pancadas, uma abaixo do par, o germânico tornou-se o sétimo jogador em 114 edições da prova a passar os quatro dias na liderança, juntando-se nomeadamente ao norte-americano Tiger Woods, ausente este ano, devido a uma operação às costas, e ao norte-irlandês Rory McIlroy, 23.º nesta edição.

O ex-número um mundial, agora 23.º da tabela, fez a diferença nas duas primeiras voltas, completadas com 65 golpes cada uma, o que constitui um recorde a meio deste torneio.

Kaymer conquistou o seu primeiro "major" em 2010, vencendo o PGA Championship, antes de atingir o primeiro lugar do "ranking" mundial em fevereiro de 2011, mas fez depois esteve praticamente três anos sem ganhar um título, até se impor no Players Championship no mês passado.

O australiano Adam Scott, número um do Mundo, terminou em nono, a 11 pancadas do vencedor, enquanto o inglês Justin Rose, que defendia o título, foi 12.º, e o norte-americano Phil Mickelson, seis vezes segundo nesta prova, ficou em 28.º.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.