Com quatro "birdies" (pancada abaixo do PAR) nos últimos quatro buracos da primeira volta do Open dos Estados Unidos em golfe, o ingles Lee Westwood lidera o torneio do campeonato PGA, ao fim do primeiro dia, na quinta-feira.

O britânico, de 41 anos de idade, que já esteve oito vezes entre os melhores três de vários torneios sem nunca ganhar nenhum, fez um total de 65 pancadas nos 18 buracos, seis abaixo do PAR, tal como os norte-americanos Kevin Chappell e Ryan Palmer.

"Este foi o meu melhor resultado em torneios de primeira categoria. Estou muito satisfeito", afirmou Lee Westwood, 34.º classificado da tabela mundial, após a jornada em Valhala.

Do lado "oposto", nota de destaque para as dificuldades do norte-americano Tiger Woods, ainda não completamente restabelecido de uma intervenção cirúrgica, que terminou com 74 pancadas, chegando ao segundo dia de provas no 109.º posto.

O golfista dos EUA, que já foi 14 vezes campeão do Mundo, arrisca-se a falhar o "cut", conjunto de jogadores que se qualificam para a segunda parte do torneio e o poder disputá-lo até final.

"Não estive nada bem, com pancadas muito más. Não joguei tão bem como queria", assumiu Woods, que revelou ainda não estar nas suas melhores condições físicas.