O golfista português Ricardo Santos admitiu hoje que vai jogar este ano o Portugal Masters, que começa na quinta-feira em Vilamoura, com a pressão de tentar garantir o cartão do European Tour para a próxima época.

"Preciso de uma semana boa, para garantir o cartão para o próximo ano. Tenho que tentar abstrair-me da pressão", disse o golfista algarvio em conferência de imprensa.

Ricardo Santos, que tem como melhor resultado no Portugal Masters o 16.º lugar conseguido em 2012, referiu que vai dar o seu melhor, mas alertou para imprevisibilidade dos resultados.

"Quero dar o melhor de mim em cada dia, em cada `shot´ e disfrutar o momento, porque nós jogadores não conseguimos controlar os resultados. Estar a dizer que quero fazer cinco ou seis abaixo por dia não seria correto, porque ninguém controla isso", afirmou.

O golfista português, que precisa de um lugar no "top 20" para assegurar o cartão do European Tour, lembrou que este ano a pressão é bem diferente da edição anterior, ma qual falhou o "cut".

"No ano passado tinha a pressão de me qualificar para o Dubai e este ano tenho a preocupação de me qualificar para a próxima época", disse.

Ricardo Santos admitiu que esta época, na qual já disputou 26 torneios, nem tudo tem corrido bem: "Tenho jogado bastante consistente, feito muitos `cuts´, mas não tenho feito classificações muito altas e agora preciso de uma semana boa".

O melhor golfista português da atualidade considerou que a recente vitória de Ricardo Melo Gouveia num torneio do Challenge Tour veio no momento certo.

"Acho que veio no melhor momento, tanto para o Ricardo como para o golfe em Portugal, porque não tem sido um ano de grandes sucessos para os jogadores portugueses", referiu.

Além de Ricardo Santos, Portugal vai ter como representantes no mais importante torneio de golfe que se jogo em solo luso Tiago Cruz, Pedro Figueiredo, Ricardo Melo Gouveia, Hugo Santos, Tomás Silva, João Carlota e Gonçalo Pinto.