O golfista Ricardo Melo Gouveia terminou hoje a primeira volta do Portugal Masters, interrompida devido à chuva, na condição de melhor português, tendo marcado 70 pancadas.

Ricardo Melo Gouveia, que há uma semana venceu um torneio do Challenge Tour, marcou 70 “shots”, com quatro “birdies” (uma pancada abaixo do (Par) e três “bogeys” (uma pancada acima do Par), mais 10 do que o belga Nicolas Colsaerts, que lidera provisoriamente.

No final da primeira volta, Melo Gouveia mostrou-se satisfeito, mas admitiu ter entrado “um bocadinho mal no jogo, um bocadinho fora de ritmo".

Ricardo Melo Gouveia, o terceiro português a vencer um torneio do Challenge Tour, depois de Filipe Lima e Ricardo Santos, afirmou que vai treinar "um bocadinho o ‘putter’ e os ‘shots’ de saída para amanhã [sexta-feira] entrar forte e conseguir um bom resultado, não a pensar no ‘cut’, mas a tentar chegar o mais perto possível dos primeiros lugares”.

Ricardo Santos, que caso consiga um lugar no top-20 assegura o cartão do European Tour para a próxima época, igualou o Par do campo, com 71 pancadas, tendo marcado seis “birdies”, que acabaram por ser anulados por outros tantos “bogeys”.

O golfista algarvio admitiu não se recordar de ter “feito tantos ‘bogeys’” no campo do Oceânico e considerou ter realizado “uma volta muito irregular”.

“O meu objetivo para amanhã é fazer o mesmo número de ‘birdies’ ou, se possível, mais”, disse.

O campeão nacional Tiago Cruz fechou o dia com um total de 73 pancadas, tendo entregado um cartão com quatro “bogeys” e dois “birdies”.

O amador Tomás Silva fechou a primeira volta – na qual marcou um “duplo bogey”, três “bogeys” e quatro “birdies” - com 72 pancadas, enquanto João Carlota, o outro amador português em prova, entregou um cartão com 73 “shots”.

A chuva, que obrigou à interrupção da prova até sexta-feira de manhã, impediu que Pedro Figueiredo, Hugo Santos e Gonçalo Pinto terminassem a sua prestação.

A volta será retomada às 08:15 de sexta-feira, seguindo-se depois a segunda ronda, que foi atrasada em 40 minutos.

O Portugal Masters, prova do European Tour que junta 126 golfistas, entre os quais oito portugueses, está dotado com dois milhões de euros em prémios monetários e decorre até domingo no Oceânico Victoria Golf Course (PAR72), em Vilamoura.