O francês Alexander Levy assumiu hoje a liderança do Portugal Masters em golfe, num dia em que a chuva foi a protagonista e impediu a conclusão da segunda volta, no Oceânico Golfe Course, em Vilamoura.

Levy, que na primeira volta entregou um cartão com 63 pancadas, marcou hoje 61 (-10 par), com 10 ‘birdies’ (uma pancada abaixo).

O belga Nicolas Colsaerts, que fechou a primeira volta na liderança, segue com 60 pancadas, quando jogou 16 dos 18 buracos.

Entre os portugueses nenhum terminou a segunda volta ao campo do Oceânico (Par 71), sendo Pedro Figueiredo o que apresenta melhor resultado, e o único luso dentro do “cut” provisório, com 48 pancadas (-4 Par), com 13 buracos disputados.

Pedro Figueiredo mostrou-se “satisfeito com o dia”, mas lamentou que os “’greens’ estivessem bastante pisados e a bola não estava a rolar muito bem”.

“Não é fácil manter o ritmo com estas condições. Uma pessoa vai para o campo de treino, aquece, não aquece, não é nada fácil mas temos de fazer o nosso melhor”, referiu.

Além de Pedro Figueiredo, já disputaram parte da segunda volta os portugueses João Carlota, Tiago Cruz e Gonçalo Pinto – que seguem com duas pancadas acima do Par – e Tiago Cruz, com três pancadas acima.

Ricardo Melo Gouveia, que foi o melhor português na primeira volta, Ricardo Santos e Tomás Silva disputam a segunda volta sábado.

Depois de várias interrupções na quinta-feira e hoje, devido à chuva, a organização anunciou ao final da tarde a redução do torneio para três voltas, o que significa que oficialmente o torneio é reduzido de 72 para 54 buracos sendo os últimos 18 jogados no domingo.

O Portugal Masters, torneio do circuito europeu, que à oitava edição foi pela primeira vez interrompido pela chuva, distribui dois milhões de euros em prémios monetários.