O primeiro Open internacional em Golfe em Angola, marcado para Fevereiro de 2016, disputa-se no campo dos Mangais, nos arredores da cidade de Luanda, apurou quinta-feira a Angop.

De acordo com Francisco Faísca, membro das Organizações Mangais, um consórcio privado, as condições para o recinto acolher a competição foram aprovadas pela comissão técnica da PGA no primeiro semestre deste ano, depois de em 2013 a mesma organização ter apresentado uma lista de exigências para o melhoramento do campo.

“Nós estamos dentro das normas exigidas pela TGA. Os mangais têm tudo para acolher a prova”, afirmou, adiantando que, apesar de ter passado pelo “crivo” da instituição internacional da modalidade, a sua instituição irá redobrar esforços para em 2015 aumentar a qualidade do recinto, nomeadamente com inauguração de mais 18 buracos.

O campo de Golfe dos Mangais, de consórcio privado, localiza-se na Barra do kwanza (há 75 km a sul de Luanda) e tem um perímetro de sete mil e 500 metros quadrados. Foi construído há cinco anos próximo ao maior rio de Angola, o Kwanza, é relvado e tem atualmente 18 buracos e uma área adjacente que comporta um complexo hoteleiro.

Nos próximos anos será construído no local um aeródromo para aviões de turismo, segundo a fonte que não especificou a data.

A prova em questão foi analisada pela Comissão Económica do Conselho de Ministros durante a sua 16ª sessão ordinária, orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

A sua realização foi negociada por mais de um ano entre o Ministério da Juventude e Desportos de Angola e a Associação Professional Golfistas (PGA).