Os portugueses Pedro Figueiredo e Ricardo Melo Gouveia garantiram hoje presença na volta decisiva do Portugal Masters, que decorre em Vilamoura, reduzido de 72 para 54 buracos, devido à chuva.

Depois de em 2013 nenhum jogador luso ter conseguido passar o “cut” do Portugal Masters, Pedro Figueiredo, com um agregado de 136 pancadas (seis abaixo do PAR) e Ricardo Melo Gouveia, com 139 (três abaixo), voltam a colocar Portugal na discussão da volta final.

Figueiredo, que na primeira volta marcou 67 pancadas, entregou hoje um cartão com 69, o que perfez um agregado de 136, depois de ter fechado com um “duplo bogey” (duas pancadas acima do PAR) no 18.

“Foi um bom resultado. Passar o ‘cut’ é sempre positivo e esta é a primeira vez no Masters que passo o ‘cut’ como profissional. Senti que joguei muito bem estes dois dias, já algum tempo que não batia assim tão bem a bola. Fiz um ‘duplo bogey’ no último buraco o que deixa sempre um sabor amargo, mas sei que estou a jogar bem e muito confiante para uma boa volta amanhã”, afirmou.

Pedro Figueiredo, que enquanto amador passou o “cut” do Masters em 2011 e 2012, admitiu sentir-se “mais maduro, agora como profissional” e disse ter chegado ao Masters “muito mais confiante do que no ano passado”, em que falhou presença nas duas voltas decisivas.

Ricardo Melo Gouveia, que há uma semana venceu em Itália um torneio do Challenge Tour, fechou o dia com 69 pancadas, mais uma que na primeira volta, tendo marcado três “birdies” (uma abaixo) e um “bogey” (uma acima).

“Há muito tempo que já não jogava tão bem, nem em Milão, nem em Roma bati tão bem a bola como hoje. Mas hoje não meti ‘put’ nenhum e foi sofrer até ao fim”, frisou.

Melo Gouveia admitiu que no domingo é preciso “continuar a jogar igual e meter os ‘puts’, porque é só isso que falta” e acrescentou: “Hoje se tenho metido os ‘puts’ tinha feito seis ou sete abaixo facilmente”.

Fora das grandes decisões do torneio ficou Ricardo Santos, que adiou assim a hipótese de revalidar em Vilamoura o cartão do European Tour para a próxima temporada.

O golfista algarvio, que precisava de um lugar no top-20 para garantir o cartão do European Tour, foi “traído” por um “duplo bogey” no buraco 18, e acabou por concluir a segunda volta com 69 pancadas, e um agregado de 140 pancadas.

“Este foi um erro que me compromete o torneio. Espero que não me comprometa a época para 2015. Quero tentar esquecer o mais rapidamente possível este erro e pensar nas duas próximas semana, levantar a cabeça e esperar que as coisas corram bem”, afirmou Ricardo Santos, no final da segunda volta.

O campeão nacional Tiago Cruz marcou hoje 70 pancadas, menos três do que as conseguidas na primeira volta, com cinco “birdies” – três dos quais seguidos – e quatro “bogeys”.

João Carlota, que terminou a volta com dois “bogeys”, Hugo Santos, com um “duplo bogey” no 18, e Tomás Silva, fecharam o dia com um agregado de 144 pancadas.

Gonçalo Pinto esteve melhor hoje do que na primeira volta, na qual totalizou 79 pancadas, mas mesmo assim terminou a jornada com 72 “shots”, e com um agregado de 151.

A prova, do torneio do European Tour e dotada com dois milhões de euros em prémios monetários, é liderada pelo francês Alexander Levy, com um agregado de 124 pancadas.