O presidente do Clube de Golf do Santo da Serra António Henriques disse hoje não estar preocupado com as previsões de chuva e vento para o fim de semana em que decorre o Open da Madeira, prova do circuito europeu.

"As previsões de chuva e vento só vêm apimentar ainda mais a competição. Desde que não haja nevoeiro, que é o maior problema, como foi no ano passado", disse, durante a conferência de imprensa de apresentação do torneio, que vai ser transmitido para 400 milhões de pessoas em todo o mundo.

António Henriques considera a prova, que já leva 23 edições, como "a realização desportiva mais importante na Madeira" e que "só tem sido possível com o contributo e entusiasmo de todos os que estão envolvidos".

Já o diretor do European Tour, José Maria Zamora, assegurou que o campo de golfe do Santo da Serra está em "boas condições" para acolher o Open da Madeira.

"O campo está em muito boas condições, e é mais difícil de preparar em março em relação ao mês de maio [no qual decorreu o torneio do ano passado]", afirmou.

Zamora destacou ainda a longevidade da competição, dizendo que existem "muito poucos torneios com esta continuidade na Europa".

A prova madeirense, a primeira que se disputar na Europa no circuito europeu de 2015, conta com um ‘field' de 146 jogadores e distribui prémios monetários de 600 mil euros.

Na conferência de imprensa, nota para a presença de Ricardo Santos, vencedor da prova em 2012, um dos dez participantes portugueses no torneio.

A competição, que no ano passado foi ganha pelo inglês Daniel Brooks, conta com mais nove golfistas portugueses, entre os quais Ricardo Melo Gouveia, que disputa o Challenge Tour (a segunda divisão do golfe europeu) e melhor português no ‘ranking’.

Em prova vai estar também Filipe Lima, o jogador português melhor classificado na edição passada (10.º empatado), que volta à competição após uma lesão que o imobilizou parte da época passada.

No Clube de Golf do Santo da Serra vão também marcar presença os portugueses Tiago Cruz, Gonçalo Pinto, João Carlota, Pedro Figueiredo, João Pedro Sousa e os amadores Carlos Laranja e Tomás Bessa.

Apesar de ainda faltarem dois anos, já se fala na 25.ª edição do torneio, na qual António Henriques admitiu que gostava de poder contar com a presença de nomes como Roy McIlroy ou Tiger Woods, clarificando que não existe "nada em concreto".