Tiago Cruz foi hoje o melhor golfista português na primeira volta do Open da Madeira, no Club de Golf Santo da Serra, ainda por completar devido ao vento forte, que ja tinha atrasado o início da competição.

Depois de na quinta-feira a organização ter reduzido para 54 buracos o primeiro torneio do European Tour na Europa, a primeira volta começou hoje com 1:50 horas de atraso devido ao vento forte, o que impediu que todos os jogadores completassem os 18 buracos.

Entre os portugueses que cumpriram todo o percurso do Santo da Serra, Tiago Cruz foi o melhor, com 71 pancadas (uma abaixo do par), estando entre os 22.ºs classificados, tal como Filipe Lima, que, contudo, só fez metade dos buracos.

Ricardo Santos, vencedor do Open da Madeira em 2012, está colocado entre os 38.ºs posicionados, ao entregar um cartão com 72 pancadas (igual ao par).

Apenas com 11 buracos completados, Pedro Figueiredo e Gonçalo Pinto seguem com uma pancada acima do par, enquanto o amador Tomás Guimarães Bessa somou 74 pancadas (duas acima) no final do dia.

Também com dois ‘shots’ acima do par segue João Pedro Sousa, que ainda só passou cinco buracos.

João Carlota completou a volta com um total de 75 pancadas (três acima), menos quatro do que o amador Carlos Laranja, o mais jovem jogador em competição, com apenas 15 anos.

Ricardo Gouveia, o português melhor posicionado no ‘ranking’, fez 10 buracos e tem quatro pancadas acima do par.

O dinamarquês Joachim Hansen é o primeiro líder da competição, com 68 ‘shots’ (quatro abaixo do par), menos um do que o inglês Andrew Marshall e os franceses Adrien Saddier e Jean-Baptiste Gonnet.

Também com três pancadas abaixo do par estão o finlandês Roope Kakko e o dinamarquês Jeppe Huldahl, mas ainda só cumpriram 14 e oito buracos, respetivamente.