Macau acolhe a partir de hoje as 25 equipas que participam na quarta edição do Special Olympics Golf Masters, evento que além da componente desportiva aposta no "esbater das diferenças e na integração social".

Em declarações à agência Lusa, Paulo Azevedo, presidente da Associação dos Leitores da Revista Macau Business, que organiza o evento, explicou que o torneio de golfe "é mais do que uma prova desportiva já que integra uma forte componente cultural e social que pretende contribuir para uma melhor integração de pessoas com deficiência na sociedade".

"O golfe é um desporto difícil, de muita concentração e treino e estes jogadores mostram, pela dedicação, que não há diferenças. São verdadeiros exemplos e constituem a melhor mensagem de que grande parte das barreiras podem ir sendo ultrapassadas", disse.

Para Paulo Azevedo, o aumento do número de equipas participantes é, por si só, "uma vitória porque confirma a importância crescente do evento", mas é também uma mensagem "para todos os que querem associar o desporto à cultura e querem promover a integração destes jovens nas diferentes sociedades".

"As equipas já estão todas em Macau e o programa deste ano voltou a ser organizado para conhecerem a cidade, participarem em ‘workshops ‘artísticos e apreciarem o património histórico para ficarem a conhecer aquilo que em termos culturais e de turismo temos para oferecer", explicou.

Ao longo dos três dias de competição - entre quarta e sexta-feira - as 25 equipas em prova vão disputar várias rondas de nove e 18 buracos consoante o nível de desenvolvimento que já atingiram.

"As equipas estão distribuídas por categorias e serão orientadas por um 'padrinho', que acompanha dois jogadores portadores de deficiência e que vai ajudar a equipa a ser mais coesa ao mesmo tempo que se fortalece o convívio multicultural que se tem demonstrado cada vez mais interessante", concluiu.

Em competição nos 'greens' no Caesar's Golf da ilha de Coloane estarão 25 equipas de 17 países e territórios como a China, Taiwan, Macau, Hong Kong, Índia e Bharat, Coreia do Sul, Áustria, Dinamarca, Reino Unido, Israel, Suécia, Suíça, África do Sul, Zimbabué, Tailândia e Alemanha.