O norte-americano Jordan Spieth conquistou no domingo o Open dos Estados Unidos em golfe, tornando-se no sexto atleta da história a vencer os dois primeiros ‘majors’ da temporada, depois de ter vencido o Masters.

Desde Tiger Woods, em 2002, que ninguém vencia o Masters e o Open dos Estados Unidos na mesma época, com Spieth, de 21 anos, a estar na corrida pelo ‘Grand Slam’ – vencer os quatro principais torneios na mesma temporada –, algo inédito.

O texano, o mais jovem vencedor desde Bobby Jones em 1923, terminou o torneio com um agregado de 275 (cinco abaixo do par), menos o que o sul-africano Louis Oosthuizen e do que o norte-americano Dustin Johnson, que podia ter levado a decisão para um ‘play-off’, mas falhou um ‘putt’ no último buraco.

Igualados na quarta posição ficaram os australianos Adam Scott e Cameron Smith e o sul-africano Branden Grace, com mais duas pancadas do que Spieth.

Jason Day, que tinha entrado para a última ronda em igualdade com Spieth, Oosthuizen e Johnson, fez 74 pancadas (quatro acima do par) e caiu para o nono posto, em igualdade com dois golfistas, entre os quais o número um mundial, o norte-irlandês Rory McIlroy.