O norte-americano Dustin Johnson concluiu hoje a primeira volta do Open da Grã-Bretanha em golfe, que se disputa em Saint-Andrews, Escócia, isolado na liderança da prova.

Johnson, que há cerca de um mês protagonizou um duelo emocionante com o seu compatriota Jordan Spieth no Open dos Estados Unidos, a segunda prova do 'Grand Slam' da temporada, entrou hoje determinado a vingar-se da derrota sofrida nessa prova, quando cometeu uma falha inesperada já no último buraco.

Para já, Johnson cumpriu os 18 buracos do circuito de Saint Andrews em 65 pancadas (sete abaixo do par do campo), detendo uma de avanço para o sexteto que o secunda na classificação e duas sobre os cinco golfistas que repartem o oitavo posto, onde se inclui Spieth, que efetuou o percurso ao lado de Johnson.

"Jogámos muito bem e divertimo-nos muito", afirmou no final do dia Johnson.

A própria jornada não correu mal para Spieth, ao ficar a apenas duas pancadas da liderança, jogador que tem a possibilidade de fazer história, se vencer este ano os quatro grandes torneios, depois de já ter triunfado no Open dos Estados Unidos e no Masters de Augusta, este também nos Estados Unidos.

Quem tarda em recuperar o prestígio de outros tempos é o norte-americano Tiger Woods, que, depois de ter anunciado a recuperação da sua forma e do seu jogo, fez, a exemplo do que já sucedeu no Open dos Estados Unidos, uma má primeira volta e está em risco de volta a falhar um 'cut', situando-se nos últimos postos da tabela.