Os golfistas portugueses Ricardo Melo Gouveia e Filipe Lima apontaram esta quarta-feira ao triunfo no Open da Madeira, prova do circuito ‘challenge’ europeu, que se inicia na quinta-feira no clube de golfe do Santo da Serra.

Líder do ‘ranking’ da segunda divisão europeia, Melo Gouveia garantiu ter tido “uma excelente semana de preparação para este torneio”, apontado ao triunfo, depois de já ter garantido a presença no escalão principal na próxima época.

“Tendo em conta que, olhando para as estatísticas dos últimos anos, já estou tecnicamente no European Tour no próximo ano, os meus objetivos mudaram, quero vencer a Corrida para Omã e estou em boa posição para consegui-lo. O objetivo para esta semana é claro, é vencer”, disse, citado pela assessoria do torneio.

Já Filipe Lima, que ocupa o 41.º do ‘ranking’ do ‘Challenge Tour’, diz que “esta semana, as perspetivas são de ganhar”.

“Isso mudar-me-ia o ano todo. Como no ano passado joguei bem e não tive muita sorte, pode ser que as coisas melhorem esta semana. Sinto-me bem, gosto do campo, é rezar um pouquinho, ter ajuda lá de cima. A forma está boa, desde o início do ano que estou a jogar bem (...). Não estou é a gostar muito dos resultados”, referiu

Campeão em 2012 e atual 197.º do European Tour, Ricardo Santos, admitiu não estar no topo de forma.

“É verdade também que nos últimos tempos não tenho passado bons momentos nos ‘greens’, mas também não posso dizer que me sinta mal. Acho que é só uma questão de as coisas saírem para ganhar um pouco de confiança em todo o jogo e mudar o ‘chip’ para o lado bom. Com isto não quer dizer que venha com expectativas altas ou baixas. Quero é desfrutar ao máximo num torneio e num campo onde tenho muito boas memórias e ver o que posso fazer para mudar as coisas”, disse.

Pedro Figueiredo aposta em passar as rondas finais, depois de falhar cinco ‘cuts’ consecutivos, enquanto João Carlota quer tentar “o melhor possível” para subir no ‘ranking’.

Entre os 10 portugueses na prova vai estar o amador Carlos Laranja, que com 15 anos é o mais jovem dos participantes na prova, dizendo que quer “ganhar experiência, aprender com os profissionais”, divertir-se e “aproveitar ao máximo cada momento”.