O australiano Jason Day conquistou o PGA Championship, quarto e último torneio do ‘Grand Slam’ da temporada, tornando-se no primeiro golfista a terminar um ‘major’ com 20 pancadas abaixo do par.

O australiano, de 29 anos e que venceu o primeiro ‘major’ da carreira, terminou a última volta ao campo de Whistling Straits, em Kohler, Wisconsin, com 67 pancadas (cinco abaixo do par), concluindo o torneio com um agregado de 268 (20 abaixo).

A três ‘shots’ de Day ficou o norte-americano Jordan Spieth (271 pancadas, -17), que este ano já tinha vencido o Masters e o Open dos Estados Unidos, batendo o recorde de menor número de pancadas no conjunto dos quatro ‘majors’.

Spieth, de 22 anos e segundo do ‘ranking’ mundial, terminou os quatro principais torneios da temporada com 54 pancadas abaixo do par, ultrapassando as 53 em 2000 de Tiger Woods, que falhou o ‘cut’ no PGA Championship.

Na terceira posição ficou o sul-africano Branden Grace, com um agregado de 273 pancadas (15 abaixo do par).

O líder da hierarquia mundial, o norte-irlandês Rory McIlroy, terminou o PGA Championship no 17.º posto, com um total de 279 pancadas (nove abaixo do par).