Tiago Cruz renovou este sábado o título de campeão nacional de golfe, ao triunfar na competição disputada no Oporto Golf Club, em Espinho, batendo por duas pancadas Ricardo Melo Gouveia e João Carlota, que partilham o estatuto de vice-campeões.

Já líder na véspera, Tiago Cruz, de 32 anos, esteve menos bem hoje, com três pancadas acima do Par, totalizando nos três dias de competição 208 pancadas (68+66+74), cinco abaixo do Par do campo.

Desde que António Sobrinho venceu o seu 11.º e último título nacional, em 2008, ninguém fora capaz de ganhar o torneio em dois anos seguidos.

"Estou bastante feliz por ter sido campeão nacional dois anos seguidos, ainda mais no aniversário do Oporto Golf Club. Fico na história do clube e contentíssimo por ter saído vitorioso diante de grandes individualidades que competiram no torneio", disse no final Tiago Cruz, depois de uma última volta em 74 pancadas.

No torneio feminino, Susana Ribeiro tornou-se a primeira jogadora a vencer no mesmo ano os Campeonatos Nacionais de Amadores e de Profissionais, algo apenas alcançado uma vez, no setor masculino, por Gonçalo Pinto em 2012.

Com uma segunda volta em 72 pancadas, uma acima do Par, terminou com um agregado de 153 (+11).

A tricampeã nacional amadora, que passou a profissional na segunda-feira passada, deixou Mónia Bernardo, a titular de 2014, a 11 pancadas de distância.