Ricardo Melo Gouveia está confiante para a Grande Final do Challenge Tour, que se disputa em Omã, na qual poderá tornar-se no primeiro português a vencer a ordem de mérito de um circuito internacional de golfe.

“Estou confiante para este torneio, o meu objetivo principal é a vitória final. Isso, de certeza, que me garante o número um do ‘ranking’”, disse o golfista português à agência Lusa, na véspera de iniciar o torneio em Mascate.

Ricardo Melo Gouveia, que se tornou profissional no verão de 2014, parte para a Grande Final na liderança da Road to Omã, o campeonato anual do Challenge Tour, a segunda divisão do golfe europeu.

O golfista algarvio, que em 2015 venceu um torneio e somou mais 10 classificações no ‘top 10’, chega a Omã com prémios totais de 157.592 euros, à frente do francês Sebastien Gros (153.612) e do espanhol Borja Virto Astudillo (135.612), segundo e terceiro, respetivamente.

Na Grande Final, que decorre em Mascate entre quarta-feira e sábado, Ricardo Melo Gouveia, atual 115.º do 'ranking' mundial, considera que o essencial é controlar o jogo.

“Não pensei em que lugar tenho de ficar para o garantir [o primeiro lugar do ‘ranking’], há várias variantes e por isso vou tentar controlar aquilo que sob o qual tenho controlo, que é o meu jogo”, frisou.

Na época passada, Ricardo Melo Gouveia, que já tem garantida presença no European Tour na próxima época, falhou por muito pouco a presença na Grande Final ao terminar a Road to Omã no 47.º lugar.

A Grande Final, que distribui prémios de 375.000 euros, é um torneio sem ‘cut’ que junta os 45 golfistas mais bem classificados na Road to Omã.