O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, elogiou hoje o “resultado de excelência” de Ricardo Melo Gouveia, que se sagrou campeão do ‘Challenge Tour’ de golfe, ao vencer a Grande Final, em Omã.

“Este resultado de excelência, mais um, do desporto português é motivo de orgulho e honra para o nosso país. Congratulo por isso, em nome do governo, o atleta e a Federação Portuguesa de Golfe, deixando votos de que este seja o início de um caminho de sucesso em mais uma modalidade no nosso pais”, enalteceu Emídio Guerreiro, numa nota enviada à agência Lusa.

Ricardo Melo Gouveia tornou-se o primeiro português a ganhar a ordem de mérito de um circuito internacional, ao ganhar a prova que reuniu, em Mascate, os 45 melhores golfistas do ‘Challenge Tour’.

Ricardo Melo Gouveia, que partia para a última volta a uma pancada do grupo da frente, fez o melhor cartão da sua ‘campanha’ em Omã, com 65 ‘shots’ (sete abaixo do Par).

O português terminou com um agregado de 275 pancadas (13 abaixo do Par), menos uma que o segundo classificado, o dinamarquês Joachim Hanson, liderou desde o início e que hoje registou na última volta 67 pancadas.

Emídio Guerreiro aproveitou também para “dar uma palavra de incentivo e força ao Miguel Oliveira para a prova de amanhã [domingo] em Valência”, 18.ª e última prova do Mundial de Moto3 e na qual o português procura sagrar-se campeão mundial de motociclismo de velocidade na categoria.

“A vitória no campeonato seria o culminar de uma época que é já um sucesso e mais um motivo de profundo orgulho para o nosso pais”, frisou o secretário de Estado.

Miguel Oliveira vai partir domingo do quarto lugar na grelha para o grande Prémio da Comunidade Valenciana, enquanto o britânico Danny Kent (Honda), que lidera o campeonato, com 24 pontos de vantagem sobre o piloto português, sairá do 18.º posto.

O Grande Prémio da Comunidade Valenciana de Moto3 disputa-se domingo, a partir das 13:00 (horas de Lisboa).