Ricardo Melo Gouveia, campeão do 'Challenge Tour', atingiu a posição mais alta de sempre de um português no 'ranking' mundial de golfe, ao figurar em 84.º lugar na lista hoje divulgada.

Melo Gouveia, que na semana passada ocupava a 115.ª posição da classificação, tornou-se aos 24 anos o primeiro português a entrar nos 100 primeiros, depois de no sábado se ter sagrado campeão do ‘Challenge Tour’, ao vencer a Grande Final, em Omã.

Primeiro português a ganhar a ordem de mérito de um circuito internacional, ‘Melinho’ já era desde agosto o melhor jogador luso de sempre no 'ranking', quando atingiu o 137.º posto, ultrapassando Ricardo Santos, que em fevereiro de 2013 tinha chegado à 139.ª posição.

Já com lugar no principal circuito europeu em 2016, Melo Gouveia concluiu o ano com um recorde de ganhos em 26 anos de história do ‘Challenge Tour’, ao totalizar 251.592 euros.

Nos 19 torneios em que participou, conseguiu duas vitórias, em Omã e em Bad Griesbach, na Alemanha, foi segundo em três ocasiões e terminou 12 vezes no ‘top-10’.

Na prova que reuniu, em Mascate, os 45 melhores golfistas do ‘Challenge Tour’, Ricardo Melo Gouveia terminou com um agregado de 275 pancadas (13 abaixo do Par), menos uma do que o segundo classificado, o dinamarquês Joachim Hanson.