O português Ricardo Santos caiu hoje para a 77.ª posição da escola de qualificação do Circuito Europeu de golfe, em Girona, Espanha, após a terceira volta, enquanto Filipe Lima subiu a 92.º.

Com as quatro pancadas acima do Par registadas hoje, depois de ter marcado 63 'shots' que o deixaram no 29.º lugar na véspera, Ricardo Santos ficou mais longe do acesso ao 'European Tour' de 2016, reservado aos 25 primeiros classificados.

O algarvio, que teve um desempenho inconsistente no Tour Course do PGA Catalunya Resort, (cinco 'birdies', sete 'bogeys' e um duplo-'bogey'), totaliza 212 pancadas (75+63+74), mais oito do que os jogadores que fecham o 'top-25' e mais 14 do que a dupla de líderes, composta pelo sueco Markus Kinhult e pelo austríaco Lukas Nemecz.

A jogar no Stadium Course, Filipe Lima entregou um cartão com 70 pancadas, igualando o Par do campo com cinco 'birdies' e outros tantos 'bogeys', e deu um ligeiro salto na classificação, subindo do 105.º para o 92.º lugar, com um total de 216 'shots'.

A Final da Escola de qualificação conta com um ‘field’ de 156 jogadores, que jogam quatro voltas, duas no Stadium Course e outras duas no Tour Course. Os 70 melhores das quatro primeiras rondas disputam mais duas voltas e os 25 primeiros asseguram presença no circuito em 2016.