O golfista Vijay Singh, antigo líder do ‘ranking’ mundial, abdicou de participar no torneio olímpico dos Jogos Rio2016, alegando os perigos do vírus Zika. “Gostava muito de disputar os Jogos Olímpicos, mas anda por lá o vírus Zika, vocês sabem disso”, afirmou o golfista das Ilhas Fidji, que vive nos Estados Unidos, ao sítio de internet Golfchannel.com.

A Federação de Golfe das Ilhas Fidji confirmou, entretanto, à agência AFP a ausência de Singh do torneio olímpico de golfe, explicando que o jogador alegou ter “o calendário sobrelotado”.

Singh, de 53 anos, ocupou a liderança do ‘ranking’ mundial durante 32 semanas, entre 2004 e 2005.

Desde o final de 2015, o Brasil também tem sido afetado pelo vírus Zika, que se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

O golfe regressa ao programa olímpico nos Jogos Rio2016, depois de ter estado ausente mais de um século, uma vez que só esteve incluído no lote de modalidades dos Jogos Paris1900 e St. Louis1904.

O golfista português Ricardo Melo Gouveia está em boa posição para garantir presença no Rio2016, uma vez que ocupa a 35.ª posição da classificação olímpica.

Os 60 primeiros da hierarquia olímpica terão lugar no torneio golfe nos Jogos Rio2016, que se disputam entre 05 e 21 de agosto.