Portugal vai receber, pela segunda vez em três anos, a ‘Liga dos Campeões’ de golfe, que decorre entre 20 e 22 de outubro no Clube de Campo da Aroeira, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Golfe (FPG).

“No início de setembro, a Associação Europeia de Golfe (EGA) solicitou à Federação Portuguesa de Golfe que organizasse o European Men’s Club Trophy, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, que estava marcado para a Grécia”, explicou João Coutinho, o diretor-técnico nacional da FPG, citado em comunicado.

O Campeonato da Europa de Clubes masculinos, o equivalente no golfe à Liga dos Campeões do futebol, vai reunir, no Clube de Campo da Aroeira, no concelho de Almada, equipas de 22 países, com Portugal a ser representado pelo Oporto Golf Club, de Espinho, que venceu este ano o Nacional.

“Os clubes estrangeiros preferem que seja perto de Lisboa, porque é o aeroporto português com mais ligações internacionais. Por outro lado, para nós, FPG, facilita a preparação do evento, porque foi no campo n.º1 da Aroeira que organizámos a prova em 2013 e ainda temos essas referências. Finalmente, os clubes que estiveram nesse Europeu de 2013 adoraram o campo e também deram as melhores referências do mesmo à EGA”, indicou João Coutinho.

O Campeonato da Europa de Clubes masculino é uma prova de ‘stroke play’ (por pancadas), jogando-se 18 buracos por dia, com cada equipa a ser representada por três jogadores.

A classificação coletiva resulta dos dois melhores resultados de cada dia, com a soma dos resultados de três dias/54 buracos a ditar o campeão europeu.

Portugal aproveitou bem o fator casa em 2013, com o Clube de Golf de Vilamoura a sagrar-se campeão europeu.