O golfista Filipe Lima admitiu esta sexta-feira ter jogado mal durante a terceira volta da Grande Final do ‘Challenge Tour’, mas considerou que o mais importante foi manter-se numa posição que lhe permite ascender ao European Tour.

“Comecei mal, falhei dois ‘shots’ no sete (...). Joguei mal, é verdade, não posso aceitar isso, mas não vou ficar aqui a chorar”, disse Filipe Lima em declarações à Federação Portuguesa da modalidade, depois de ter terminado a terceira volta com 78 pancadas (seis acima do Par).

No entanto, o golfista português mostrou-se satisfeito por, apesar de ter descido 27 lugares na classificação do torneio, manter provisoriamente a 12.ª posição do ‘ranking’ do ‘Challenge Tour’, a segunda divisão do circuito profissional.

Os 16 primeiros desta classificação asseguram presença no European Tour, o principal circuito europeu de golfe, na próxima época.

“Vou tentar fazer uma boa volta amanhã [sábado], mas não perdi nenhum lugar hoje [no ‘ranking’], tem sido um ano fantástico”, afirmou Filipe Lima, que se estreou no European Tour em 2004.

No torneio que reúne os 45 melhores do ‘Challenge Tour’, Lima parte para a quarta e última volta com um agregado de 271 pancadas (uma acima), depois de hoje ter marcado um quadruplo ‘bogey’ (quatro pancadas acima), quatro ‘bogeys’ (uma acima) e apenas dois ‘birdies’ (uma abaixo).

Ricardo Santos, o outro português em prova, mostrou-se “bastante satisfeito” com os 67 ‘shots’ conseguidos hoje, que lhe permitiram entrar no ‘top 20’ da classificação.

“Estou bastante satisfeito com a volta (...) o ‘birdie’ no nove foi uma motivação e uma boa viragem para os segundos nove”, afirmou Ricardo Santos, que subiu 19 lugares, até à 19.ª posição, e segue com um agregado de 211 pancadas (cinco abaixo).

A Grande Final é liderada pelo alemão Bernd Ritthammer, que segue com um agregado de 198 pancadas (18 abaixo do par), depois de ter marcado 67 pancadas na terceira volta – resultado semelhante ao conseguido na primeira – e 64 ‘shots’ na segunda.