O português Ricardo Melo Gouveia está entre os cinco candidatos ao prémio de melhor estreante (‘rookie’) do ano do ‘European Tour’, o principal circuito europeu de golfe.

Melo Gouveia tornou-se no domingo o primeiro português a garantir presença na prova de encerramento do circuito europeu, o DP World Tour Championship, depois de ter alcançado o terceiro lugar o Open da África do Sul.

Na corrida ao prémio Sir Henry Cotton Rookie of the Year, que o português Ricardo Santos venceu em 2012, estão, além de Melo Gouveia, os sul-coreanos Wang Jeunghun e Lee Soomin, o chinês Li Haotong e o sul-africano Brandon Stone.

Na lista de candidatos divulgada pelo European Tour é destacada a “campanha sólida” que o golfista português fez no circuito, depois de no ano passado se ter sagrado campeão do ‘Challenge Tour’ – a segunda divisão do golfe europeu -, ao vencer a Grande Final, disputada em Omã.

Esta época, Ricardo Melo Gouveia, de 25 anos, disputou 27 torneios, nos quais conseguiu três lugares ‘top 10’ e arrecadou um total de 670.905 euros.

Juntamente com Filipe Lima, que este ano assegurou o regresso ao ‘European Tour’, Ricardo Melo Gouveia representou Portugal nos Jogos Olímpicos Rio2016.