A organização dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 pediu hoje ao clube de golfe escolhido para albergar a sede olímpica que reveja as suas regras no que respeita a aceitar as mulheres como membros de pleno direito.

Os responsáveis pela organização de Tóquio2020, após várias críticas recebidas, enviaram uma carta à direção do Kasumigaseki Country Club transmitindo a “preocupação” pela “desigualdade de géneros” no seu regulamento de admissão de sócios.

O Kasumigaseki, que é um dos clubes privados mais antigos e prestigiados do Japão, não permite às mulheres que se tornem parceiro de pleno direito nem jogar ao domingo.

A organização de Toquio2020 considera que “o clube tem instalações fantásticas para a realização de competições”, mas considera que “as suas regras de acesso deviam mudar”.

Os preparativos para os Jogos têm sido marcados por várias controvérsias, não só no que diz respeito ao seu financiamento como à construção de instalações, como o projeto do Estádio Olímpico, descartado após duplicação do orçamento inicial.