A seleção angolana de hóquei em patins iniciou da melhor forma a 11ª edição do torneio internacional José Eduardo dos Santos, ao golear a Colômbia, por 7-2, em jogo da primeira jornada da prova, disputado quarta-feira, no pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnen, na cidade do Huambo.

Numa clara demonstração de superioridade, os comandados do treinador Orlando Graça, começaram cedo a construir o triunfo e chegaram ao intervalo a vencer por 3-1.

Embora de início a Colômbia algumas dificuldades que apontavam para o equilíbrio, os angolanos mostrara-se muito fortes no ataque. João Pinto, de penalty, inaugurou o marcador, levando ao delírio os mais de mil assistentes que lotavam as bancadas do pavilhão.

A festa dos adeptos durou pouco, pois minutos depois Camilo Ramirez igualou a partida. Os outros golos da formação angolana foram marcados por André Centeno (duas vezes), Kirro, João Pinto (mais uma vez), Rui André e Márcio, tendo o colombiano Camilo Ramirez reduzido a desvantagem, ele que marcou os dois golos da Colômbia.

Com este resultado, o "cinco" angolano inicia de forma positiva a luta pela conquista do troféu Zé Du, que pela primeira vez envolve seleções nacionais e acontece na província do Huambo.

Ainda quarta-feira, para a mesma ronda, o Brasil empatou a quatro golos diante de Moçambique, enquanto que o Chile venceu a Alemanha por 5-2. Para a segunda jornada, hoje, Angola terá pela frente a seleção da Alemanha.

A prova, que decorre de 15 a 19 de agosto, no sistema de todos contra todos a uma volta, visa saudar o 70º aniversário do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, a Assinalar-se a 28 de agosto. Também serve de preparação do campeonato do mundo, que Angola vai albergar em 2013.