A seleção angolana de hóquei em patins venceu a sua similar do Brasil por 6-0 e somou a sua 3ª vitória em três jogos no torneio Zé Du.

Depois dos triunfos diante da Colômbia por 7-2 e da Alemanha por 4-2, Angola sabia que o Brasil não seria tarefa fácil. Ainda na memória dos angolanos estava a goleada sofrida em Vigo, Espanha, no Campeonato do Mundo de 2009.

Angola tratou desde cedo da "vingança, inaugurando o marcador por Centeno. Desde cedo verificou-se na quadra uma clara superioridade angolana, que dominava em todos os aspetos do jogo. Foi sem surpresa que Angola chegou ao segundo e terceiro golos, numa clara demonstração de raça e querer.

A formação angolana defendia muito bem a sua baliza e contava com a contribuição do guarda-redes Tiago Sousa mas era no ataque que os angolanos faziam a diferença, com a criação de muitas oportunidades de golo. O 3-0 ao intervalo ajustava-se ao que se tinha passado na 1ª parte.

O segundo tempo abriu com um festival de golos falhados por parte da formação angolana. Os comandados de Orlando Graça, em constantes lances de ataque rápidos, tiveram inúmeras oportunidades para avolumar o marcador mas a boa prestação do guarda-redes brasileiro e a falta de pontaria ia negando o golo aos angolanos.

Até que Joy, numa jogada individual, fez o 4-0, depois de passar por dois adversários. O 5-0 surgiu minutos depois por Centeno, num remate já dentro da área. Um golo muito contestado pelos brasileiros que alegam que um angolano fez bloqueio ilegal sobre o guarda-redes brasileiro.

Este golo teve o condão de "acordar" o público presente no pavilhão Osvaldo Serra Va Dunen, que começou a "puxar" energicamente pelos seus jogadores. O angolano Big era dos mais aplaudidos.

O resultado final foi fechado por Joy, convertendo com um remate forte uma grande penalidade. Uma vitória muito festejada pelos jogadores mas também pelo público.

Este sábado Angola volta a jogar, desta feita com o Chile, um jogo que deverá ser mais complicado para os angolanos, dado o nível do hóquei exibido pelos chilenos.

Antes desta partida entre Angola e Brasil, jogou-se o Alemanha-Colômbia, com vitória dos alemães por 4-3.