A construção dos dois pavilhões que vão albergar a 41ª edição do Campeonato do Mundo em hóquei em patins em Angola está cerca de 70 porcento, informou o presidente da Federação Angolana, Carlos Alberto Jaime.

«O grau de execução dos pavilhões está a 60-70 porcento», disse o dirigente, ao fazer a avaliação do estado global dos dois recintos durante o programa quinzenal “A Grande Entrevista” da Rádio-5, que vai para o ar no domingo.

Carlos Jaime assegurou que as obras estão dentro do prazo e que o pavilhão do Namibe, com capacidade pra três mil lugares, está mais avançado que o de Luanda, cuja lotação é de 12 mil lugares).

No entanto, garantiu que estarão prontos no final de julho, tendo anunciado para Agosto a adaptação ao piso, que será de taco com caixa-de-ar.

O presidente da Federação destacou a qualidade do pavilhão de Luanda, referindo que terá todas as condições de comodidade e que estará ao mesmo nível de recintos de referência, citando como exemplo o do Barcelona, FC Porto e Benfica.

Carlos Jaime explicou que um terceiro pavilhão está a ser erguido em Malanje, com capacidade para três mil lugares, para albergar a 12ª edição do Torneio Internacional José Eduardo dos Santos, (decorre entre de 19 a 25 de Agosto), cujas obras estão ligeiramente atrasadas por causa das chuvas.

Quanto à rede hoteleira, reconheceu que se regista um atraso no Namibe, mas que pode ser contornado se houver envolvimento do governo provincial. Carlos Jaime Adiantou que esta província vai receber dois grupos do Mundial e que precisa de uma capacidade de alojamento para 300 pessoas.

«Temos um 'deadline' até ao dia 25 de julho para apresentar as condições de alojamento e há garantias de chegarmos lá se houver envolvimento de todos», salientou.

O sorteio da prova, que será disputada pela primeira vez em África, está previsto para os dias 26 e 27 de junho, por ocasião da última visita dos inspetores do Comité Internacional Rink Hockey. Tudo indica que Angola vá jogar a fase de grupos em Luanda.