A seleção angolana de hóquei em patins compete no torneio internacional de Montreux, na Suíça, há 16 edições, tendo obtido dois quartos lugares (2005 e 2011) e um terceiro (2001).

A competição antecede o campeonato do mundo e é disputada em Montreux, constando do calendário oficial do Comité Internacional do hóquei patinado. A presente edição, a decorrer de 27 a 31 deste mês.
A estreia angolana aconteceu em 1982 na 49ª edição, quando despontaram nomes como Fragata, Kaissara, Aníbal Mendonça, Nelson Amado, Cândido Teles e outros, sob orientação do treinador João Cruz. A equipa ficou na sétima e penúltima posição.

Nos anos seguintes, apesar de ser desconhecida, Angola sempre obteve resultados equilibrados. Já travou renhidas partidas com Argentina, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha e Chile, tendo em algumas decidida a passagem após prolongamentos.

Fruto de boas exibições de muitos jogadores de equipas de Luanda, alguns foram jogar na Europa (Itália, Espanha e Portugal).

Na década de 90, viveu-se um período conturbado. Angola oscilava entre o grupo A e B do campeonato do mundo. Outros jogadores juniores foram lançados para a seleção de seniores ainda muito jovens, como Anacleto Silva “Kirro”, Toy Adão, Kito Paiada, Jorge Bachiesa e António Victor ”Duke”.

Este ano, o combinado angolano vai estar com a equipa base que se prepara para o 41º Campeonato do Mundo a decorrer em Angola e pela primeira vez em África, entre 20 e 28 de setembro nas cidades de Luanda e Namibe.

Os angolanos estão no grupo A, ao lado da Suíça, França e Alemanha, adversária de estreia em substituição da Argentina.

João Vieira "Johe" foi duas vezes melhor marcador do torneio. Primeiro em 2006 com seis golos e depois em 2011, com 18.

Uma das maiores goleadas da competição aconteceu em 2011, quando Angola despachou (30-3) Macau, ainda na fase de grupos.

O também conhecido torneio de páscoa já sofreu alterações. A partir de 1946 passou a ser disputado de forma regular, apesar da 1ª edição ter sido em 1920. Nos primórdios, os países eram representados por seleções regionais ou equipas.

Portugal, com 15 títulos, é a seleção com mais troféus ganhos do torneio.