Após duas tentativas falhadas de assalto ao pódio, Angola conquistou este domingo a terceira posição no torneio de Montreux em hóquei em patins da páscoa. Os angolanos venceram a Alemanha por 6-3 em jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, disputado no pavilhão Omnisports, na Suíça.
Desde a primeira participação no evento em 1982, a seleção angolana tinha como melhor classificação o quarto lugar obtido nas edições de 2009 e 2011.
A partida iniciou-se sob o signo do equilíbrio, com os intervenientes completamente lançados ao ataque. Mas Angola, fruto de maior circulação de bola e coesão defensiva, chegou com naturalidade ao primeiro golo aos três minutos por Big. Porém, o empate aconteceu no minuto seguinte através de Kay Hovelmann.
Angola e Alemanha já se tinha defrontado na primeira jornada do grupo A com vitória de Angola por 2-0, numa partida difícil, pelo que nada fazia prever tamanha facilidade este domingo, ainda mais quando estava em causa um dos lugares no pódio.
Com João Pinto em campo, depois de ter sido dispensado sexta-feira para representar a sua equipa, o Lodi de Itália, este domingo o setor ofensivo da seleção angolana esteve melhor, tendo igualmente contribuído para tal, a entrada de início de Márcio, que fez dois golos.
João Pinto marcou o 2-1 aos 8 minutos, abrindo a possibilidade de goleada que veio mesmo a acontecer. Aos 15, Márcio sai do banco para aumentar a vantagem para 3-1, resultado que se verificava ao intervalo.
No reatamento, João Pinto evita vários contrários, inclusive o guarda-redes, e deixa para André Centeno concretizar aquele que pode ser considerado o golo mais fácil deste torneio (tinha a baliza totalmente desguarnecida).
Enquanto isso, a Alemanha jogava em contra – ataque, algumas vezes obrigando o guarda-redes Tiago Sousa a defesas difíceis. Mas Angola era claramente a melhor equipa em campo e não fazia mais que gerir e procurar ampliar a vantagem. Márcio, novamente vindo do banco de suplentes, marcou o quinto, e Kirro, quase em simultâneo, rubricou o sexto.
Liam Hage ainda marcou o terceiro golo dos alemães contra os seis de Angola e duas grandes penalidades falhadas. O primeiro por João Pinto e o segundo por Filipe Bernardo.