Após realização esta segunda-feira da 9ª reunião do Comité Organizador da Copa do Mundo (COHOQUEI) em Setembro a constatação é de que existe «um elevado grau de avanço» a nível das subcomissões de trabalho e nas obras do pavilhão de Luanda conforme programado, afirmou à imprensa o coordenador da comissão executiva, Carlos Alberto Jaime “Calabeto”.

O responsável explicou que o encontro, realizado numa das salas do estádio 11 de Novembro, debateu ao pormenor questões relacionadas com as subcomissões de alojamento, transporte, marketing e publicidade, médica, segurança e finanças, pelo que está otimista quanto à última visita de inspeção dos membros do Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH) iniciada hoje.

Disse que os constrangimentos de ordem financeira que ainda se registam deixaram de preocupar após garantia do Ministério das Finanças de que tudo será resolvido em tempo útil, ficando por criar um dossier sobre a subcomissão de segurança que tem a ver com a aquisição de algum material específico cuja concretização deixará a comissão organizadora minimamente satisfeita em termos de cumprimentos.

O também presidente da Federação Angolana de Patinagem mostrou-se agradado com o curso das obras nos três pavilhões, designadamente o de Luanda, com capacidade para 12 720 espectadores, a ser entregue em finais de Agosto, do Namibe e Malanje (três mil espectadores cada) em finais de Julho, este último para albergar de 20 a 25 de Agosto o torneio internacional “José Eduardo dos Santos.         

Numa altura em que restam 87 dias para o mundial, de 20 a 28 de Setembro em Luanda e Namibe, Calabeto disse não haver preocupação porque todas as exigências do CIRH para esta altura foram cumpridas, admitindo que na pior das hipóteses é Namibe albergar apenas uma das series do campeonato ao invés de duas como se pretende.

Outra questão a ser analisada com o Comité Internacional de Rink Hockey, de acordo com a fonte, é a intenção da realização de um jogo da seleção nacional no Namibe.