Diferente das anteriores sessões, o treino desta terça-feira da selecção nacional de hóquei em patins iniciou com circulação de bola em terreno com obstáculos fixos e terminou com um “brifing” entre o seleccionador Orlando Graça e quatro prováveis titulares, nomeadamente Kirro, Johe, André Centeno e João Pinto.
 
Uma hora e meia de trabalho, no pavilhão do “Dream Space”, em Viana, expôs aquele que pode ser o esqueleto base do combinado nacional para o torneio “Zé Du” no próximo dia 22, em Malanje, e provavelmente para o campeonato do mundo, em 20 de Setembro, em Luanda e no Namibe.
 
Formadas duas equipas, a de coletes azuis e amarelo, Kirro, Johe, André Centeno e João Pinto integraram a primeira (coletes azuis) e foram os únicos atletas não substituídos durante o jogo.
 
O seleccionador Orlando Graça até tentou baralhar as “cartas”, mais ainda assim ficou evidente a atenção particular que reserva a determinado grupo em que também se destacam Márcio, Rui André, Big e Martin Payero, apesar destes dois últimos não terem feito parte do apronto desta manhã.
 
Big até entrou na quadra, mas durante os exercícios de aquecimento ressentiu-se de uma dor no pé esquerdo, tendo sido submetido a tratamento a base de gelo, enquanto Payero trabalhou alguns minutos condicionado.
 
Sem ter calçado patins, o reforço do combinado nacional realizou apenas marcação de livre directo e  grandes penalidades. O treino do período noturno marcará a integração do atleta já com patins nesta última etapa de preparação até ao torneio em saudação ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
 
Paragens sucessivas para corrigir o posicionamento individual em campo, incutir a necessidade do passe imediato da bola, contra-ataque, cautelas defensivas e jogo coletivo marcaram a sessão descontraída do terceiro classificado do torneio internacional de Montreux (Suíça).
 
O período da tarde está reservado a uma visita ao pavilhão Arena de Luanda, onde a selecção nacional se estreia dia 20 de setembro diante da África do Sul (grupo C) para o 41º campeonato do mundo, o primeiro a ser disputado no continente africano.