A final do campeonato angolano sénior masculino de hóquei em patins começa a ser disputada sexta-feira, no pavilhão anexo da Cidadela, às 18h30, entre as equipas da Académica de Luanda e 1º de Agosto, num play-off a melhor de cinco jogos.

A final que é o reeditar do último campeonato de Angola irá opor as duas equipas da atualidade, que têm no seu seio jogadores com uma larga experiência na modalidade e com passagens regulares nas distintas seleções.
Na equipa campeã despontam nomes como Martin Payero, Didi, Big, Toy Adão, Mário Almeida e Pi enquanto do lado dos "militares" estão os consagrados Mamikua, Quiza, Paizinho, Juju, Ricardo Cunha, Neri, jogadores que são grande esteio nos dois emblemas.
Para chegar à final, a Académica de Luanda, detentora do título, afastou o Sagrado Coração de Jesus por 2-0, com os triunfos de 7-1 e 6-0, respetivamente, confirmando assim o seu estatuto de campeã e que vai em busca do quinto título consecutivo.
Já o 1º de Agosto, que vai em busca do título inédito, derrotou nas meias-finais o Petro de Luanda, a quem venceu por 2-0, com vitórias de 9-3 e 2-1, onde o resultado da última partida a ser decidida no prolongamento.
Na fase regular, os dois conjuntos empataram a dois golos.
As duas equipas na presente temporada já disputaram a final da Taça de Angola e do campeonato provincial de Luanda, provas em que os académicos levaram consigo os troféus para a sua galeria.

Antes, às 17 horas, haverá o jogo entre o Petro de Luanda e o Sagrado Coração de Jesus, para o terceiro lugar, também em play-off a melhor de três.