A jogar em casa, o Vilanova abre a competição frente ao HC Braga, no sábado, depois de o Benfica e a Física se defrontarem na primeira meia-final.

Das três equipas portuguesas, apenas o Benfica já venceu a Taça CERS, há 20 temporadas, enquanto o Vilanova conquistou o troféu em 2006/07.

O treinador do Benfica, Luís Sénica, lembra que esta «é a segunda fase final consecutiva do Benfica», mas que a equipa «não quer repetir a sensação» da última temporada, em que perdeu nas meias-finais da mesma competição.

«Desejamos estar nessa final e desejamos vencê-la e é para esses objectivos que estamos a trabalhar e para isso que estamos motivados e focalizados», disse, em declarações à Benfica TV.

Luís Sénica considerou que a Física «nada tem a perder» nesta competição, por não ter qualquer histórico na competição.

«Conhecemos bem o adversário, sabemos que eles também nos conhecem bem, mas temos sido bem sucedidos com este adversário nos últimos jogos e é isso que pretendemos, mantendo um grande respeito pela Física», afirmou.

Já o treinador da Física, Vítor Fortunato, admitiu que os elementos da equipa «estão conscientes do favoritismo do Benfica», mas lembrou que este «é um momento único» para a equipa de Torres Vedras.

«Sabemos que na meia-final vamos encontrar o Benfica. É uma equipa que está muito bem, que tem um naipe de jogadores de bom nível e que consegue impor um ritmo de jogo muito alto», afirmou, em declarações à Agência Lusa.

Nos dois jogos para o campeonato, o Benfica venceu sempre a Física, mas o antigo internacional português tem «confiança» e lembrou que este é um jogo diferente num «campo neutro, com árbitros neutros e numa competição a eliminar».

O treinador do HC Braga, Vítor Silva, disse que «não vai ser nada fácil» eliminar o Vilanova, «não só pelo valor da equipa espanhola, mas também pelo ambiente terrível», esperando que não existam fatores extras num pavilhão já esgotado há muito tempo.

«O pormenor da final ser jogada ao meio-dia, uma hora em que se costuma jogar em Espanha, mas não em Portugal, mostra que já estão à espera de uma equipa espanhola na final. O que vi no jogo com a Oliveirense deixou-me assustado e não só pelo valor da equipa do Vilanova», afirmou, em declarações à Lusa.

Apesar de tudo, Vítor Silva considera que o HC Braga pode eliminar o Vilanova, porque as equipas têm «um valor idêntico».