O FC Porto vai procurar a partir de quinta-feira o terceiro título de campeão da Europa de hóquei em patins, numa final a oito em Andorra na qual os açorianos do Candelária estão empenhados em surpreender.

Depois dos êxitos em 1986 e 1990, os “dragões” já por diversas vezes estiveram perto de renovar o ceptro, mas em vão e teve, várias vezes, o FC Barcelona como “carrasco”. E é precisamente frente ao colosso catalão que os comandados de Franklim Pais têm a primeira "final".

Na quinta-feira, às 20h30 (hora de Lisboa), o Sports Hall de Andorra vai receber um dos jogos mais aguardados, com os nove vezes campeões de Portugal a tentarem quebrar o enguiço frente àquela que nas últimas décadas tem sido a melhor equipa do Mundo.

O FC Porto lidera o campeonato português em igualdade pontual com o Benfica, a três jornadas do fim, mas a demanda do 10.º título consecutivo não tem dado descanso ou tempo para preparar da melhor forma a prova mais importante do calendário europeu de clubes.

O Candelária, quarto do “nacional”, vai estreiar-se logo na quarta-feira, frente aos espanhóis do Blanes (17h45), um adversário catalão forte, mas aparentemente ao seu alcance.

Os açorianos, que apenas em 2005/06 subiram à primeira divisão nacional, rapidamente ganharam estatuto em Portugal, mas também o respeito na Europa, tendo sido finalista vencido da Taça CERS em 2007, frente ao CP Vilanova, que este mês foi derrotado pelo Benfica na final dessa competição.

Esta será a terceira presença do Candelária na Liga Europa, que promove os encontros entre as equipas mais fortes do continente.

A Espanha domina claramente a final de oito com cinco equipas – Barcelona, Blanes, Liceo da Corunha, Noia e Réus – seguida de Portugal com o FC Porto e o Candelária e a Itália com o Valdagno.