A Juventude de Viana, vice-campeã nacional de hóquei em patins nas duas últimas épocas, “carimbou” este fim-de-semana o regresso à II divisão, uma década depois da última descida.

A uma jornada do final do campeonato, a equipa de Viana do Castelo foi a Porto Santo, no arquipélago da Madeira, perder, sábado, com a formação local por 6-5 e, assim, hipotecou as últimas esperanças de continuar no principal escalão.

A Juventude de Viana necessitava de duas vitórias nas duas últimas jornadas para garantir a manutenção.

A equipa de Viana do Castelo, recorde-se, assegurou nas duas últimas épocas o segundo lugar no campeonato, sempre atrás do campeão FC Porto, com quem disputou renhidamente o primeiro lugar.

No entanto, pouco antes do início desta época, a equipa perdeu vários elementos decisivos no plantel, como Paulo Almeida e Luís Viana, ambos para o Benfica, entre outros.

O treinador que começou a época, Pedro Neto, ex-capitão de equipa, foi afastado devido aos maus resultados, tendo o internacional brasileiro Didi vindo a assegurar as funções de jogador-treinador desde Março.

Com 28 pontos, a equipa que nos últimos três anos ficou sempre no pódio do primeiro escalão não foi além, esta época e uma jornada do final, de 17 derrotas, quatro empates e apenas oito vitórias, uma na recepção ao FC Porto.

Além da situação desportiva, a Juventude de Viana continua sem encontrar uma direcção para assegurar o futuro do clube, após três assembleias-gerais em que nenhuma lista candidata se apresentou.

Uma quarta reunião magna eleitoral está já marcada para sábado, depois da anterior ter resultado, novamente, sem que qualquer lista se apresentasse à votação, como explicou à Agência Lusa o presidente daquele órgão, Mário Guimarães.

«Estamos na expectativa que, face aos contactos que serão feitos, seja possível encontrar uma nova equipa para liderar o clube. Estamos convencidos que isso vai acontecer», disse o presidente da Assembleia-Geral da Juventude de Viana.

Recorde-se que a equipa minhota era liderada por António Longarito, que em Julho de 2010 pediu a suspensão das funções por motivos profissionais. A direcção do clube foi assumida, até agora, por Rui Natário, um dos vice-presidentes.

No entanto, como explicou Mário Guimarães, o mandato destes órgãos sociais, entretanto, terminou. «Este mandato já chegou ao fim. Mas temos a garantia de que a actual direcção vai continuar em funções até resolvermos a situação».