A atribuição do título de campeão de hóquei em patins encerra sábado um longo combate entre o FC Porto e o Benfica, transversal ao longo da época às principais modalidades e que já conheceu 25 “assaltos”.

Os clubes lutaram pela liderança nas principais disciplinas, com o FC Porto a apresentar um saldo francamente favorável, já que pode somar sábado o campeonato de hóquei em patins ao de futebol, andebol e basquetebol.

Em 25 confrontos directos, para os campeonatos nacionais, taças de Portugal e supertaças de futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins, o FC Porto venceu 15 e o Benfica 10.

Se no futebol e no andebol, o FC Porto deixou cedo “KO” todos os adversários, já no basquetebol o Benfica só foi “ao tapete” na “negra” do “play-off” do título e no hóquei está tudo adiado para o último “round”.

À entrada para a última jornada, a realizar sábado, o FC Porto lidera a tabela classificativa, com os mesmos pontos do Benfica, mas com vantagem no confronto directo, pelo que depende de uma vitória sobre a Oliveirense para chegar ao título, que será o 10.º consecutivo.

O Benfica chamou a si a conquista da Supertaça António Livramento, com um triunfo sobre o FC Porto, por 8-4, e das duas vezes que as equipas se defrontaram no campeonato, o triunfo sorriu sempre para os “dragões”, por 7-5.

No futebol, FC Porto e Benfica, respectivamente campeão e vice-campeão, defrontaram-se por cinco vezes. Os “dragões” perderam apenas um jogo, da primeira “mão” das meias-finais da Taça de Portugal e venceram os restantes, um dos quais por 5-0, sendo que selaram o 25.º titulo em plena Luz (2-1).

Para além de recuperar o título, que estava na posse do Benfica, o FC Porto venceu a Supertaça Cândido de Oliveira (frente aos “encarnados”), a Taça de Portugal (Vitória de Guimarães) e a Liga Europeia (Sporting de Braga).

No andebol, o FC Porto alcançou o tricampeonato depois de uma luta até três jornadas do fim com o Benfica, que chamou a si a vitória na Supertaça e na Taça de Portugal, afastando, em ambas as ocasiões os “dragões”.

O ombro a ombro no basquetebol manteve-se até ao sétimo e derradeiro jogo do “Play off”, com o FC Porto a vencer o Benfica (4-3) e a chamar a si o título na noite de quinta-feira, no Dragão Caixa.

As equipas defrontaram-se por 11 vezes ao longo da época, que começou com o triunfo do Benfica por 66-63, na Supertaça. Ao longo do campeonato, o FC Porto venceu seis jogos e o Benfica três, todos em casa, na final.

O FC Porto soma ainda um triunfo sobre o Benfica, na segunda edição da Supertaça Compal, pelo que o balanço final na modalidade é de sete triunfos dos “dragões”, contra quatro dos “encarnados”.

Benfica e FC Porto não mediram forças no voleibol e no futsal, dado a inexistência de equipas portistas nessas modalidades, pese embora ganhe peso, nomeadamente pelo desejo dos adeptos, que tal seja possível a curto prazo.

O número de confrontos entre FC Porto e Benfica nas principais modalidades ao longo desta época pode ainda ascender a 26, caso as equipas se defrontem na Taça de Portugal de hóquei em patins.

- Confrontos entre Benfica e FC Porto na época 2010/2011:

ANDEBOL
Supertaça de Portimão (1.ªfase)
FC Porto – Benfica, 26-32.
Campeonato (1.ª fase)
Benfica – FC Porto, 31-30.
FC Porto – Benfica, 27-26.
Campeonato (Fase Final, Grupo A)
Benfica – FC Porto, 26-24.
FC Porto – Benfica, 28-18.
Taça de Portugal (1/2 final)
FC Porto – Benfica, 29-30.

BASQUETEBOL
Supertaça
Benfica – FC Porto, 66-63.
II Supertaça Compal
Benfica – FC Porto, 64-72.
Campeonato
FC Porto – Benfica, 91-74.
Benfica – FC Porto, 84-103.
“Play off” do título
FC Porto – Benfica, 93-67.
FC Porto – Benfica, 93-60.
Benfica – FC Porto, 86-79.
Benfica – FC Porto, 79-75.
FC Porto – Benfica, 91-79.
Benfica – FC Porto, 85-79.
FC Porto – Benfica, 86-76.

FUTEBOL
Supertaça Cândido de Oliveira
FC Porto – Benfica, 2-0.
Liga
FC Porto – Benfica, 5-0.
Benfica – FC Porto, 1-2.
Taça de Portugal (1/2 final)
FC Porto – Benfica, 0-2.
Benfica – FC Porto, 1-3.

HÓQUEI EM PATINS
Supertaça António Livramento
Benfica – FC Porto, 8-4.
Campeonato
Benfica – FC Porto, 5-7.
FC Porto – Benfica, 7-5.
- Quadro de resultados:
                         Vitórias       Vitórias
                         FC Porto       Benfica
Andebol              2              4
Basquetebol               7              4
Futebol              4              1
Hóquei em Patins          2              1
----------------------------------------------
 Totais:            15             10