Esta partida começou a decidir-se com a mudança de horário do encontro para duas horas mais tarde com o objetivo de encher o pavilhão em San Juán, criando um ambiente mais adverso para a seleção lusa. Esta medida foi tomada pela organização da competição em San Juan na Argentina com o consentimento do Comité Internacional de Hóquei patins (CIRH).

Depois do insólito inicial, seguiu-se o espetáculo da dupla de arbitragem presente no jogo que quis sobrepor-se à qualidade individual e coletiva das duas seleções.

No final da primeira parte, Caio colocou Portugal em vantagem na transformação de um livre direito, um golo merecido pela primeira parte que os comandados de Rui Neto realizaram.

No segundo tempo, a Argentina chegou ao empate por Emanuel Garcia na cobrança de uma grande penalidade. Lance que foi alvo de muitos protestos por parte do selecionador Rui Neto, que acabou por ver o cartão azul e deixar os portugueses a jogar com apenas quatro unidades, de acordo com a regra da modalidade.

Minutos depois, é marcado um livre direto contra Portugal. Na cobrança, Pablo Alvarez falha, mas os árbitros pedem, inexplicavelmente, a repetição do lance, alegando que o guarda-redes Ricardo Silva se havia movimentado antes da cobrança.

Na repetição, Pablo Álvarez coloca a Argentina, pela primeira vez, em vantagem.

Desorientada e revoltada, a seleção nacional sofre dois golos. David Páez e Pablo Álvarez colocam o resultado em 4-1.

Mesmo com tamanha desvantagem, Portugal reage, porém os árbitros voltam a entrar em ação e um golo limpo é anulado ao cinco português. A bola entra depois de bater no patim de Luís Viana, mas este encontrava-se de costas para a baliza fazendo-o de forma não intencional.

Nada que travasse o ímpeto dos portugueses que ainda conseguiram reduzir para 4-3 até final, graças a golos de Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros.

Com esta polémica derrota, Portugal  fica arredado da discussão do título Mundial, cabendo-lhe disputar o terceiro e quarto lugar frente a Moçambique, que perdeu nas meias-finais com a Espanha por 4-3, jogo que ficou resolvido no prolongamento.

O jogo Portugal – Moçambique decorre, este sábado, a partir das 22h30, com transmissão na RTP2.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.