O Benfica pode conquistar sábado a Taça Continental de hóquei em patins sem sequer jogar, caso se mantenha a recusa do Liceo da Corunha em apresentar-se em Viana do Castelo para disputar a competição.

«É atribuída a falta de comparência e a vitória é dada ao Benfica. Está previsto no regulamento da Confederação europeia: a falta de comparência é punível com derrota por 10-0», disse o presidente do Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERH), o português Carlos Graça.

Hoje, os espanhóis revelaram à agência Lusa que não irão participar na Taça Continental e que enviaram na quarta-feira uma comunicação ao Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERH), dando conta disso mesmo.

Carlos Graça referiu que apenas recebeu uma comunicação de uma cópia enviada à Confederação Europeia de uma reclamação, mas que em nenhum ponto se diz que a equipa não vai participar na Taça que opõe o vencedor da Liga dos Campeões ao vencedor da Taça CERS.

O dirigente disse ainda que informalmente, e face às dificuldades de receitas do clube espanhol, houve a sugestão que este apresentasse um orçamento da viagem a Viana de Castelo, de modo a aferir em que termos o Comité poderia contribuir.

Quanto às alegações do Liceo que o jogo se deveria realizar em terreno neutro, o presidente do CERH lembrou que o regulamento prevê a situação e que a data é conhecida desde julho.

«O regulamento prevê a realização em campo neutro para países que não Portugal, Espanha ou Itália, e o CERH envia um convite a todas as federações europeias, com exceção destas três, para convidá-los a organizar esta prova», começou por dizer o dirigente.

Sem candidaturas, Carlos Graça abriu a possibilidade à proposta que recebeu da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), e aí o Liceo da Corunha defendeu uma final a duas mãos, surgindo a partir desse momento uma reclamação da FPP face a uma má interpretação dos regulamentos.

«Resolvi pedir um parecer jurídico, que foi favorável à FPP, e que diz que em caso de não apresentação de propostas das federações europeias deve-se atribuir a quem se candidatar», referiu.

Em relação a uma outra data, o presidente do CERH lembrou também que isso passaria por uma concordância dos dois clubes e que o Comité é alheio ao não entendimento entre o Benfica e o Liceo da Corunha, com os espanhóis a dizerem que nunca conseguiram falar com os “encarnados”.