O Candelária venceu no sábado a formação italiana do Viareggio, por um expressivo 7-2, passando a liderar o Grupo A da Liga Europeia de hóquei em patins.

A formação da Ilha do Pico entrou no jogo praticamente a ganhar, marcando logo aos cinco minutos, por Tiago Resende, que surpreendeu o guardião italiano com um remate rasteiro do meio-campo.

A pressão inicial do Candelária voltou a dar frutos dois minutos depois, com uma boa jogada coletiva, bem finalizada pelo argentino Martin Montivero, que surgiu por trás da baliza do Viareggio para receber a bola e empurrá-la para o fundo das redes.

A equipa italiana, repleta de jogadores experientes, mais não fez, nos primeiros minutos, do que tentar sacudir a pressão imposta pelo Candelária e optar por remates de longe, sem criar, no entanto, muito perigo para a baliza à guarda de João Miguel.

Foi com alguma naturalidade que o Candelária voltou a ampliar a vantagem, aos 10 minutos, de novo através de Martin Montivero, que isolado em frente ao guarda-redes italiano, não teve dificuldades em marcar o 3-0.

Até ao intervalo, o marcador não se alterou, apesar das várias hipóteses de golo para ambos os lados, quase sempre através de remates de longe.

No segundo tempo, o Viareggio entrou mais forte, à procura de recuperar da desvantagem, imprimindo mais velocidade ao jogo e surpreendendo a defesa da equipa da casa, que, em 30 segundos, sofreu dois golos, primeiro por Enrico Mariotti e depois por Mikko Bertolucci, à passagem dos 35 minutos.

Um livre direto, a castigar a 10.ª falta da equipa italiana, permitiu a Martin Montivero marcar o terceiro golo da sua conta pessoal, e ao mesmo tempo travar o ascendente da Viareggio, que aos 40 minutos já perdia por 4-2.

Até ao final, o Candelária dominou por completo o jogo, com dois golos de Tiago Rafael aos 43 e 45 minutos, aproveitando perdas de bola da equipa visitantes, numa altura em que os veteranos jogadores italianos já começavam a acusar cansaço.

A dois minutos do final da partida, Mauro Fernandez, outro argentino ao serviço da equipa do Candelária, sentenciou a partida, ao marcar, numa grande penalidade, o 7-2 com que terminou o encontro.