Portugal venceu hoje a Alemanha, por 9-1, na sexta jornada do Campeonato da Europa de hóquei em patins, a decorrer em Paredes, e vai disputar o título com a Espanha, atual campeã, bastando-lhe um empate para celebrar.

Depois de a Espanha ter derrotado a Suíça, por 6-0, a seleção lusa precisava de bater os germânicos por oito golos de diferença para chegar à última jornada em posição vantajosa, algo que ficou garantido somente ao minuto 38, com o tento de João Rodrigues.

Com este resultado Portugal manteve-se em igualdade pontual com a Espanha no topo da classificação, mas subiu ao primeiro lugar graças a uma diferença entre golos marcados e sofridos tangencialmente superior - 39 contra 38 da equipa espanhola.

O objetivo da "equipa das quinas" parecia perfeitamente ao alcance, quando, ao intervalo, vencia por 5-0, apresentando um hóquei rápido e eficaz que resultou em golos de Diogo Rafael (06 e 10 minutos), João Rodrigues (09), Reinaldo Ventura (11) e Hélder Nunes (17), que se estreou a marcar na seleção.

No segundo tempo, a superioridade manteve-se e, com golos de Gonçalo Suíssas (22), Jorge Silva (25) e novamente Hélder Nunes (26), a meta estava alcançada a 14 minutos dos final, mas a Alemanha reduziu por Lucas Karschau (30) e Portugal deixou-se afetar, mostrando alguma ansiedade e precipitação.

A situação agravou-se com a exclusão por dois minutos de Ricardo Barreiros e a equipa lusa só serenou com o segundo golo de João Rodrigues (38), a colocar definitivamente Portugal no topo da classificação.

No sábado, último dia de prova, a Suíça joga com a Alemanha, às 19h00, a Itália defronta a França, às 20h45 enquanto Espanha e Portugal medem forças às 22h30.