O Benfica inicia no sábado a defesa do título português de hóquei em patins, numa temporada em que um renovado FC Porto volta a surgir como grande candidato e em que o Sporting volta ao primeiro escalão.

Depois de na última temporada ter interrompido uma série de 10 títulos consecutivos do FC Porto, o Benfica, que se estreia no terreno da Académica de Espinho, manteve a estrutura da equipa, registando-se apenas a entrada do espanhol Marc Coy, ex-Calafell.

Os “encarnados” até entraram bem na temporada, com o triunfo na Supertaça, frente à Oliveirense, por 9-5.

O treinador dos “encarnados”, Luís Sénica, assumiu que a conquista do título é o objetivo.

«Mantemos o mesmo paradigma, jogo a jogo, e uma confiança inexcedível neste grupo de trabalho, nas suas competências, na sua vontade e na sua determinação», afirmou.

O técnico recusou ainda qualquer acréscimo de responsabilidade por defender título, porque, «quem é profissional, é responsável todos os dias e em qualquer circunstância».

«Certamente quando chegarmos ao final da época vamos estar novamente felizes e satisfeitos com o desempenho», adiantou o treinador da formação “encarnada”.

O FC Porto, que quer recuperar o cetro, sofreu uma profunda renovação no seu plantel, registando a saída de algumas peças importantes, como Filipe Santos (fim de carreira), Gonçalo Suíssas (Candelária), Pedro Gil (Valdagno, Itália) e Nelson Pereira (Oliveirense).

No sentido inverso, os “dragões” contrataram Vítor Hugo (ex-Oliveirense), Jorge Silva (ex-Candelária), Ricardo Barreiros (ex-Liceo da Corunha, Esp) e Helder Nunes (ex-HC Braga).

O treinador do FC Porto, Tó Neves, reconhece que os “dragões” partem para a nova época sem ter concretizado os objetivos propostos na anterior, mas com a vontade de recuperar o título nacional, conquistar a Taça de Portugal e marcar presença na “final-four” da Liga dos Campeões.

«São as três provas em que estamos inseridos e que podemos e queremos ganhar, principalmente a nível interno. A responsabilidade é sempre a mesma. Quem está no FC Porto luta sempre para ganhar e tem no segundo lugar um mau resultado», sustentou.

Orientado por Artur Pereira, ex-jogador/treinador do Sesimbra, o Sporting regressa à I Divisão tendo, como casa emprestada o Pavilhão São João da Talha, em Loures.

Em relação à época anterior, entraram nos “leões” Diogo Lã e Carlos Trindade (ex-Tigres de Almeirim), Carlos Fernandes (ex-Física de Torres Vedras) e Tiago Nogueira (ex-Oeiras).

Para além do Sporting, também a Associação Desportiva “Os Limianos”, Hóquei Académico de Cambra e Hóquei Clube de Turquel ascenderam à I Divisão, por troca com os despromovidos Porto Santo, Riba D’Ave, Infante Sagres e Juventude de Viana.

Programa da primeira jornada:

Sábado, 6 out:
Óquei Barcelos – HC Braga, 21:30.
Valongo – HC “Os Tigres”, 18:30.
AD Limianos – HC Turquel, 18:00.
Académica Espinho – Benfica, 18:30.
HA Cambra – UD Oliveirense, 18:00.
Sporting – Candelária, 18:30.
FC Porto – Paço de Arcos, 16:00.

Quarta-feira, 17 out:
Gulpilhares – Física, 21:00.