A seleção de Macau de hóquei em patins está a dois jogos de revalidar o título de campeão asiática pela quinta vez consecutiva, no torneio que está a ser disputado na cidade continental chinesa de Hefei.
Com dois jogos por disputar - com Taiwan e com a Índia - Macau voltou a vencer, esta terça-feira, a Austrália, desta vez por 16-4, depois de no jogo de abertura ter derrotado a mesma formação por 15-7.
No fecho da primeira ronda - o torneio é disputado em duas rondas no modelo de ‘todos contra todos’ - Macau tinha nove pontos, contra seis da Índia, três da Austrália e um nulo de Taiwan.
Os resultados obtidos contra Taiwan e Índia - duas vitórias por, respetivamente, 11-5 e 13-6 - deixam antever poucas dificuldades para o conjunto liderado pelo treinador-jogador Alberto Lisboa.
No final do dia, Macau joga ainda com Taiwan, defrontando no encontro final a Índia, já na quarta-feira.
Em 15 campeonatos disputados, Macau tem já oito títulos conquistados e procura agora a quinta vitória consecutiva.
Além de Alberto Lisboa, a formação de Macau integra ainda os guarda-redes Leong Chak In e Paulo Gibelino e os jogadores de campo Hélder Ricardo, Augusto Ramos, Nuno Antunes, Nuno Azevedo, Rogério Oliveira, Dionísio Luz e Ricardo Atraca.
O campeonato asiático de hóquei em patins fica, no entanto, marcado pela ausência do Japão que recusou participar na sequência da tensão política existente com a China, e que poderia ser a formação com maior capacidade para jogar de forma mais equilibrada com Macau.