A seleção portuguesa assegurou esta quarta-feira o primeiro lugar do grupo A do 48.º Europeu de hóquei em patins de sub-20, que decorre em Saint-Omer, ao bater a anfitriã França por 6-2.

Depois de ter goleado nas duas primeiras rondas - 11-0 à Alemanha e 20-0 à Holanda -, Portugal assegurou hoje a passagem aos quartos de final, nos quais vai defrontar a seleção da Inglaterra.

Os sub-20 portugueses encontraram hoje mais oposição por parte de uma a seleção anfitriã apostada em deixar uma boa imagem junto dos seus adeptos.

Portugal entrou determinado em vencer a partida, tendo feito mexer o marcador logo nos primeiros minutos do encontro. Ao intervalo já vencia por 3-0. Na etapa complementar, os “Ursitos” aceleraram até aos 6-0 e viram, já nos últimos instantes da partida, o conjunto francês reagir e diminuir a diferença até aos 6-2.

Com três vitórias em outros tantos jogos, Portugal terminou no primeiro lugar do Grupo A.

«Cumprimos o nosso objetivo, que era ficar no primeiro lugar do grupo. Jogámos com atitude, com concentração e com humildade. Na quinta-feira, só temos de ganhar à Inglaterra. Não nos passa outra coisa pela cabeça, mas temos de continuar com a mesma atitude. Em teoria, Portugal, Espanha e Itália são as seleções mais fortes da competição. Espanha e Itália já se defrontaram e deu para perceber que são duas formações fortes... Mas, agora, o que interessa é o jogo de amanhã [quinta-feira]», disse Luís Duarte, selecionador de Portugal.

Caso supere a Inglaterra, Portugal defrontará nas meias-finais, o vencedor do encontro entre Alemanha e Itália.