O selecionador de Portugal de hóquei em patins feminino espera melhorar no Mundial2012 do Brasil o sétimo lugar conquistado no Espanha2010, contando para isso com a «irreverência e juventude» das suas pupilas.

«O primeiro objetivo é melhorar o resultado alcançado em 2010 e, depois, queremos ser, pelo menos, a segunda melhor seleção europeia. Este grupo é muito jovem, mas tem qualidade. Temos seis atletas estreantes e acredito que, num futuro próximo, poderemos ter objetivos muito mais elevados», disse Jorge Lopes.

Em declarações ao site da federação de patinagem, o técnico considera que «os estágios foram muito positivos» e que a equipa «trabalhou muito e bem, apesar do pequeno percalço com Inês Vieira, que teve de ser substituída pela Ana Ferreira».

«Seja como for, este acidente não alterou as nossas estratégias. Este último estágio serviu mais para aprimorar a cumplicidade entre as atletas e afinar pequenos detalhes. O grupo é jovem, trabalhou muito e ganhou consistência. Temos de saber aproveitar bem a irreverência e a juventude desta seleção», vincou.

Nos 10 campeonatos do Mundo já realizados, Portugal foi medalha de prata por quatro vezes, bronze uma e quedou-se pelo quarto em quatro edições, enquanto no último, em 2010, em Alcobendas, Espanha, teve o pior desempenho de sempre com o sétimo posto.

No Campeonato do Mundo – Recife’2012 vão estar 14 seleções na luta pelo título, com Portugal a integrar o grupo B, juntamente com a França e Suíça.

Portugal estreia-se no dia 11 com a Suíça e a 13 defronta a França, sendo que a segunda fase principia a 15: a final disputa-se a 17 de novembro.

Atletas convocadas:

Rute Lopes, Rita Lopes e Alice Vicente (HC Turquel), Carolina Gonçalves e Ana Ferreira (AA Coimbra), Nídia Vale (CH Carvalhos), Marta Vieira (Benfica), Marlene Sousa (AD Sanjoanense), Rita Paulo (Cerdanyola Club d’Hoquei, Espanha) e Vânia Ribeiro (US Coutras, França).