Portugal caiu hoje nas meias-finais do 11.º Campeonato do Mundo de hóquei em patins feminino, a decorrer no Recife, Brasil, ao perder com a Espanha por 4-3, em jogo com constantes alterações no marcador.

No sábado, no último dia de competição, Portugal defronta a Colômbia e tentará alcançar a terceira posição e repetir o feito alcançado em 1996, no Mundial que também se realizou no Brasil, enquanto a Espanha discute o título com a França.

Num duelo muito equilibrado, as jovens portuguesas nunca se intimidaram perante as muito mais experientes jogadoras espanholas.

Espanha até marcou primeiro por Lee, mas a reação portuguesa foi quase instantânea, com Rute Lopes a repor a igualdade e a fazer o resultado com que se chegou ao intervalo.

Portugal, que jogou de início com Alice Vicente, Vânia Ribeiro, Rute Lopes, Rita Paulo e Marlene Sousa, entrou melhor na segunda parte e colocou-se na frente nos primeiros instantes, com um golo de Rita Dias, que teve resposta imediata da espanhola Díez.

Vânia Ribeiro voltou a por as lusas em vantagem (3-2), mas a maior experiência das espanholas permitiu-lhes empatar quando ainda faltavam 11 minutos para o final.

As portuguesas não conseguiram segurar o 3-3 e sofreram quarto golo seis minutos do final. A 30 segundos do derradeiro apito, Portugal teve, através de um livre direto, uma oportunidade importante para levar a partida para prolongamento, mas o resultado não se alterou.

«Foi um grande jogo. É opinião unânime de que este era um duelo que deveria ter acontecido na final e não nas meias-finais. Espanha é uma equipa muito mais rodada, mas o jogo foi muito dividido e qualquer uma das equipas poderia ter ganhado», resumiu o chefe da comitiva lusa em Recife.

Vítor Grilo elogiou as jogadoras, classificando-as como «brilhantes», e recordou que a seleção tinha seis estreantes em Mundiais, que «nem por um instante apresentam nervosismo ou medo».

No sábado, no pavilhão do Clube Português do Recife, a seleção feminina do hóquei em patins terá pela frente, às 21:00 locais (meia-noite em Lisboa), a Colômbia, derrotada pela França na outra meia-final, por 1-0.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.