O presidente da Associação de Patinagem de Macau, António Aguiar, disse hoje que a família do hóquei está satisfeita pela atribuição do título honorífico de valor por parte do Governo de Macau, mas deseja mais apoio para a modalidade.

«É uma medalha para a equipa de hóquei patins, mas que, no fundo, é atribuída a toda a família do hóquei em patins: dirigentes, jogadores, treinadores, e a todas as pessoas que gravitam à volta da Associação de Patinagem de Macau, e isso deixa-nos obviamente satisfeitos», disse António Aguiar à margem da cerimónia da entrega de medalhas e títulos honoríficos.

A atribuição das distinções ocorre alguns dias antes de 20 de dezembro, dia que assinala a transição da administração portuguesa de Macau para a China, realizada em 1999.

A seleção de hóquei em patins foi uma das entidades e personalidades portuguesas condecoradas hoje pelo Governo de Macau, entre 45 medalhas e títulos honoríficos atribuídos por ocasião do 13.º aniversário da Região Administrativa Especial da China.

Formada essencialmente por portugueses e macaenses, e recentemente vencedora do campeonato asiático da modalidade, a seleção de hóquei em patins tem dado vários títulos ao território e António Aguiar defende que a distinção governamental reforça a vontade de «continuar a fazer mais e melhor».

No entanto, defendeu que para atingir melhores resultados «são precisas mais condições, nomeadamente ao nível da utilização de instalações desportivas, sobretudo para a formação».

«É esse o nosso grande objetivo, é isso que nos faz continuar nesta batalha autêntica pela sobrevivência da modalidade, aqui em Macau. Espero que esta medalha sirva de catalisador para que o Governo possa olhar para nós como uma entidade que merece outras condições, que merece efetivamente fazer mais e melhor, porque nós sabemos como fazer, precisamos é de alguma ajuda nesse sentido», disse.

António Aguiar comentou ainda a possibilidade de Macau vir a organizar o Mundial B de Hóquei em 2014, observando que a associação «tem capacidade para o fazer», mas que «com as condições atuais, é impossível organizar o que quer que seja».

«Não existe um local digno para que se possa efetuar um campeonato do mundo de hóquei em patins, nem sequer um campeonato asiático, nem sequer um torneio. Enquanto não tivermos condições, obviamente que não o podemos fazer», declarou.

Outros dos condecorados hoje pelo Governo da Região Administrativa Especial chinesa foi o advogado e secretário-geral da Associação dos Advogados Paulino Comandante, e o padre Luís Xavier, pela dedicação à expansão dos valores altruísticos em Macau.

O restaurante Solmar, aberto há 51 anos em Macau, foi condecorado com a medalha de mérito turístico, fechando o lote de entidades com influência portuguesa distinguidas este ano.